Nanda Parbat é a fortaleza do temido RA'S AL GHUL e a sua liga dos assassinos, na minha opinião o vilão mais perigoso de Batman. Ela atualmente está em destaque na série Arrow, mas ela ja apareceu muito nas hqs, nos desenhos e até no cinema na trilogia Nolan do Batman, mas o que exatamente é Nanda Parbat?
Nanda Parbat é uma cidade fictícia do Universo DC Comics. Sua primeira aparição foi em Strange Adventures #205 (Outubro de 1967) e foi criada por Arnold Drake e Carmine Infantino, os criadores de Deadman. Modelada após a ficcional Shangri-La e a real Nanda Parbat no Paquistão, Nanda Parbat é uma cidade escondida situada no alto das montanhas do Tibet; Diz-se de ser um local de cura e iluminação vigiado pela imagem da Deusa Rama Kushna e seus monges. Como em Shangri-La, o tempo passa de forma diferente em Nanda Parbat. Seus visitantes muitas vezes são capazes de reter a sua juventude muitas décadas depois da sua chegada, e eles ainda podem deixar Nanda Parbat ao descobrir que menos tempo passou no mundo exterior.
Rama Kushna é mais famosa como a entidade responsável por transformar Boston Brand no fantasmagórico Deadman. Como seu agente espiritual, Brand vagueia pela Terra possuindo os corpos dos vivos e fazendo boas ações, na esperança de encontrar um eventual acesso ao paraíso. Deadman retornou a Nanda Parbat em uma ocasião para defendê-la dos invasores como o Sensei da Liga Dos Assassinos, um velho guerreiro uma vez possuído por Jonah, outro dos ex-agentes de Rama.
Rama Kushna e Nanda Parbat também desempenharam um papel na vida dos outros personagens da DC Comics:
- Nanda Parbat foi o lar de Mestre Judoca, antes de ingressar na equipe conhecida como L.A.W. É responsável por ele ainda ser tão jovem como era na década de 1940.
- O Vingador Escarlate passou algum tempo em Nanda Parbat, procurando sentido nos atos de violência sem sentido que testemunhou na Primeira Guerra Mundial. Durante a sua convalescência, ele recebeu uma visão do futuro e testemunhou amorte do Superman (como descrito no Golden Age Secret Files # 1).
- Em 52, Nanda Parbat foi onde o Questão levou Renee Montoya para ser treinada pelo mestre em artes marciais Richard Dragon. É do lado de fora de Nanda Parbat onde o Questão morre devido a complicações decorrentes do seu câncer de pulmão.
- Mais tarde em 52, Ralph Dibny viaja para Nanda Parbat, procurando por um encontro com Rama Kushna e um modo de ressuscitar sua falecida esposa, Sue. Um membro dos Dez Grandiosos, Médico Perfeito também é mostrado procurando a paz interior na cidade escondida.
- Em Batman # 663, Batman usa um mantra ou oração sobre um homem morto que ele aprendeu em Nanda Parbat. Também na mesma edição, ele entra no estado de Samadhi Nirvikalpa usando uma técnica aprendida em Nanda Parbat para encontrar o padrão escondido ou oculto aos recentes assassinatos do Coringa
- No episódio "Acerto de contas mortal" no desenho animado Liga da justiça sem limites, Batman revela que ele estudou com um mestre das artes marciais em um monastério em Nanda Parbat, e pede ajuda a Deadman, que vive em Nanda Parbat, para vingar o assassinato do mestre de artes marciais. Vê-se que todos os monges morreram devido à sociedade secreta de supervilões, mas eles são revividos desde que deteram seus planos.
Na minha opinião a melhor história envolvendo Nanda Parbat como cenário é o arco BATMAN - A RESSURREIÇÃO DE RA'S AL GHUL onde no final o próprio Cabeça de Demônio acaba banido de lá por forças ainda mais poderosas do que ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário